quarta-feira, 19 de julho de 2017

Especial: Os Atores de Chaves no Brasil

Edgar Vivar desembarcando no Brasil. Ele já é da casa.
 
           O Meio CH anda muito sem novidades. Então, desta vez, para variar um pouco, preparei uma coluna especial, relembrando as vezes em que os atores de Chaves estiveram no Brasil. Como a matéria tem vídeos e alguns deles são muito longos, recomendo que só assistam algumas partes deles. Ou podem assistir completo se quiserem e se tiverem tempo livre. Ou ainda podem deixar para assistir os vídeos mais longos outro dia e só assistir por enquanto os mais curtos. Bem, vamos começar a matéria especial.

           Os fãs brasileiros de Chaves tiveram a alegria de ver os atores por aqui. Vamos relembrar quais foram as vezes em que os atores do seriado estiveram no Brasil até o momento:
 
 
1981 
 
 Roberto Gómez Bolaños e Florinda Meza no Brasil
 

           A primeira vez que os atores de Chaves estiveram no Brasil foi em 1981. Naquele ano, o elenco realizou uma turnê no Paraguai, mas enquanto viajavam rumo ao país, os atores passaram pelo Brasil e ficaram alguns dias em Foz do Iguaçu, onde viram as cataratas. Também chegaram a ver alguns índios. Em 2012, Edgar Vivar mostrou, no Programa do Ratinho, imagens raras do seu arquivo pessoal que mostram essa passagem dos atores por aqui. Essa foi a única vez em que Roberto Gómez Bolaños, o Chaves, esteve no Brasil. Mas, como foi uma passagem rápida, não costuma ser contada como uma visita dos atores ao país. Além disso, na época, Chaves não tinha sequer estreado no Brasil. Não iriam reconhecer o elenco aqui.


1995-1997


Ingresso do circo do Kiko no Brasil, nos anos 90 


Carlos Villagrán em um circo em Caxias do Sul

        

          O primeiro ator a efetivamente visitar o Brasil foi Carlos Villagrán, o Kiko. Em 1995, ele veio ao país pela primeira vez, com um circo, que se apresentou na região Sul. Em 1996  e 1997, o circo veio novamente, e Carlos fez várias apresentações em cidades das regiões Sul e Sudeste, como Campinas, São Paulo, Santa Catarina, Porto Alegre... 

          Nessa época, muita gente no Brasil pensava que os atores de Chaves estavam mortos. Houve um boato, que se tornou famoso, de que eles teriam sofrido um acidente de avião. "Foi a concorrência do SBT que inventou isso" disse Carlos Villagrán para o jornal O Estado de São Paulo. Em sua passagem pelo país, o ator também deu duas entrevistas na televisão. Uma delas foi no Programa Livre, apresentado por Serginho Groismann, em 1996.

 


 

            A outra foi no Jô Soares Onze e Meia , em 1997. Nessa entrevista, Carlos Villagrán conheceu o seu dublador brasileiro, Nelson Machado. 

 


 

 

Anúncio do circo de Rubén Aguirre no Brasil 
 
 
          Mas não foi só Carlos Villagrán que veio ao Brasil nessa época. Rubén Aguirre, o Professor Girafales, também esteve por aqui. Em 1996, o ator veio ao país com seu circo e ficou no Brasil por alguns meses. Ele fez apresentações em cidades do Centro-Oeste e do interior de São Paulo. Mais precisamente, Rubén se apresentou no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Com a ajuda de uma professora, o ator fez seus shows em português. Essa foi a única vez em que o Professor Girafales visitou o país.  
 
 
2003
 
 
Edgar Vivar, o Senhor Barriga, no Falando Francamente 
 
          Anos depois, o Brasil voltaria a ter uma visita de algum integrante do seriado Chaves. Em setembro de 2003, Edgar Vivar, o Senhor Barriga, veio pela primeira vez ao país. O ator veio para dar uma entrevista no Falando Francamente, apresentado por Sônia Abrão no SBT. Na época, a vinda de Edgar ao Brasil teve grande repercussão. Muitos fãs de todas as regiões do país viajaram para ver o ator, foram ao aeroporto recebê-lo e também o visitaram no hotel onde ele estava hospedado, em São Paulo. A entrevista no Falando Francamente foi ao ar em 11 de setembro de 2003 e, durante o programa, Edgar conheceu o seu dublador brasileiro, Mário Vilela, num momento que emocionou a todos. O ator também visitou os estúdios do SBT, onde conheceu o humorista Carlos Alberto de Nóbrega e a apresentadora Jackeline Petkovic. Sem dúvida, a primeira vez de Edgar Vivar no Brasil foi inesquecível.
 
 




2010

 Edgar Vivar e Carlos Villagrán durante uma coletiva de imprensa em São Paulo  
 
          Muitos anos depois, em 2010, Carlos Villagrán e Edgar Vivar vieram ao Brasil pela segunda vez para participar, em São Paulo, da 2ª edição do "Festival da Boa Vizinhança", evento dos fãs da série e que era organizado pelo Fã-Clube Chespirito Brasil. Dias antes do evento, Carlos foi ao estádio do Morumbi assistir a partida entre São Paulo e Once Caldas, pela Copa Libertadores da América. E a torcida no estádio foi ao delírio ao notar a presença do ator. 
 
 
 
           Pouco depois, no dia 22 de abril de 2010, Edgar Vivar deu uma entrevista no Programa do Ratinho.
 
 
 
 
          No dia seguinte, foi a vez de Carlos Villagrán ir ao Programa do Ratinho para uma emocionante entrevista. Durante o programa, o ator se reencontrou com seu dublador brasileiro, Nelson Machado.  

 


 
 
          No dia 24 de abril de 2010, a 2ª edição do "Festival da Boa Vizinhança" aconteceu em São Paulo, reunindo 5.000 pessoas. E Edgar e Carlos animaram a todos.

 


 


 

 

               Depois disso, Carlos Villagrán ainda participou de dois programas no SBT: Domingo Legal e Eliana.  

 
 
 
 
           À partir de então, os dois atores passaram a vir com mais frequência ao Brasil. 


2011

Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha, no Programa do Ratinho em 2011: primeira vez no Brasil 
 
          2011 foi, até então, o grande ano dos atores de Chaves no Brasil, pois três deles estiveram aqui. Primeiro, em junho, Carlos Villagrán veio novamente, desta vez para fazer dois shows em Fortaleza, ao lado do ator Joãozinho Pé-de-Feijão. Foi a primeira vez que alguém do elenco esteve no Nordeste do Brasil.
 
 
 
           Em setembro, Edgar Vivar veio mais uma vez ao Brasil, agora para participar do "4FunFest" em São Paulo. Ele também participou do Domingo Legal, no SBT; e do Agora é Tarde, na Band.
           





E não foi só isso: o eterno Senhor Barriga ainda fez dois shows em Belo Horizonte e esteve na TV Alterosa.





Por fim, em outubro, Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha, veio ao país pela primeira vez, para dar uma entrevista no Programa do Ratinho. A entrevista foi ao ar em 13 de outubro de 2011. No programa, Maria conheceu sua dubladora no Brasil, Cecília Lemes. E nessa entrevista, Ratinho trocou várias vezes o nome da atriz, chamando-a de "Maria Isabel".  





2012
 
Edgar Vivar com a Taça da Libertadores da América, conquistada pelo Corinthians em 2012
            

         Um ano depois, Edgar Vivar, o eterno Senhor Barriga, veio de novo ao Brasil, sendo que ele foi o único ator de Chaves que esteve no país nesse ano. Primeiro, em março, ele esteve mais uma vez no Programa do Ratinho, onde falou sobre o América Celebra a Chespirito, a grande homenagem da Televisa à Roberto Gómez Bolaños. Além disso, Edgar revelou imagens raras de seu arquivo pessoal, mostrando os atores viajando juntos durante as turnês pela América Latina. O programa foi ao ar ao vivo em 26/03/2012.

 


 

          Três dias depois, o ator deu uma entrevista no Agora é Tarde, na Band. 

 

 

          Entre julho e agosto, Edgar apresentou o seu show "Senhor Barriga é Jovem Ainda", em Porto Alegre e São Paulo. Na cidade gaúcha, ele ainda participou dos programas Cafezinho e Show de Bola. 
 
 
 
 
 

           Em julho, Edgar visitou o museu do Corinthians e foi fotografado segurando a taça da Libertadores da América, conquistada pelo clube no mesmo ano. E o ator também fez mais uma participação no Agora é Tarde, na Band. 
 
 
 
            Em agosto, Edgar esteve novamente no Domingo Legal, no SBT. E, por fim,  ele participou da Bienal dos Livros em São Paulo, onde ocorreu o lançamento do livro "Chaves - A História Oficial Ilustrada" no Brasil. 
 
 




2013



                       Show do Kiko em 2013: seria a despedida                   


         Em março de 2013, Carlos Villagrán anunciou que viria ao Brasil, onde iria se apresentar com "O Show do Kiko". Mas não só isso: seria a sua última turnê, pois o ator pensava em se aposentar. Rapidamente, os ingressos para os shows em São Paulo se esgotaram, o que fez com que fosse marcada uma segunda sessão para a cidade. A turnê de Carlos Villagrán passou por São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Campos de Goytacazes e Rio de Janeiro. Durante um mês, entre abril e maio, centenas de fãs em cada cidade foram ao delírio ao ver o Kiko. Os shows em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre tiveram a participação do dublador Nelson Machado.




           Durante sua passagem pelo Brasil, Carlos foi nomeado embaixador da Copa do Mundo, em Porto Alegre. Também esteve novamente em Fortaleza, onde participou de uma promoção do Beach Park. E ainda deu uma entrevista para o Agora é Tarde, na Band, e participou do Domingo Legal, no SBT. 



 
         E não foi só isso: Carlos visitou as sedes do Botafogo e do Santos e ganhou camisas de vários times. Em sua visita à sede do Santos, ele conheceu Neymar.  


 
         Em setembro desse ano, Edgar Vivar veio novamente ao Brasil, para fazer dois shows. Um em Porto Alegre e outro em Caxias do Sul. Os shows tiveram a participação do dublador Gustavo Berriel. Em outubro, Edgar participou de um bate-papo em Belo Horizonte. 


 
 
 
Show da Chiquinha no Rio terminou em confusão
            

         E em novembro, Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha, veio ao Brasil para uma turnê. Mas primeiro, ela deu entrevistas no Agora é Tarde, na Band; e no Domingo Legal, no SBT.


 
   
         
         Logo depois, Maria fez a sua turnê, em que apresentou um show como Chiquinha. A dubladora Cecília Lemes também participou da turnê. Os shows aconteceram no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Porto Alegre. Mas o show no Rio teve muitos problemas envolvendo a produtora Z Generation, o que revoltou os fãs. Muitos reclamaram que o espaço escolhido para a atriz se apresentar era inadequado. Além disso, houve problemas envolvendo os meet & greets (que é quando se compra ingresso para tirar foto com o artista) e o próprio show, que começou atrasado e foi encerrado mais cedo. Fãs ameaçaram processar a produtora. Confira nos vídeos à seguir:


 
 

2014


Kiko retornou e com o Seu Madruga brasileiro
            

         Se alguém ficou triste com a despedida de Carlos Villagrán em 2013, não foi por muito tempo: um ano depois, o ator decidiu abandonar a aposentadoria e anunciou mais uma turnê no Brasil!  Desta vez, Carlos apresentou o show do Kiko em São Paulo, Londrina, Porto Alegre e Novo Hamburgo. E o show ainda teve a participação especial do dublador do Seu Madruga, Carlos Seidl, que interpretou o próprio Seu Madruga. Villagrán ainda deu uma entrevista no The Noite com Danilo Gentili.





         No mesmo ano, Edgar Vivar, o Senhor Barriga, esteve no Brasil várias vezes. Primeiro, em maio, ele veio ao país para o lançamento do jogo "Chaves Kart". Edgar também esteve no The Noite com Danilo Gentili e no Domingo Legal


 
 
 

 
      Em junho, Edgar veio mais uma vez para lançar o jogo junto com os fãs. Ele também fez uma participação especial no Programa do Ratinho, falando sobre a Copa do Mundo. E durante o Mundial, o ator foi ao Estádio Castelão, em Fortaleza, assistir a partida entre Brasil e México.






Edgar Vivar no Estádio Castelão, em Fortaleza, assistindo a partida Brasil x México na Copa do Mundo
            

         Em agosto, Vivar vez uma visita-relâmpago ao Brasil para participar do Tudo pela Audiência, do Multishow, onde fez uma surpresa de aniversário para Tatá Werneck. 

  O eterno Senhor Barriga faz uma surpresa para Tatá Werneck
            

         E em dezembro, Edgar veio novamente ao país para participar da Comic Con Experience, em São Paulo, onde apresentou um painel sobre os 30 anos de Chaves no Brasil. Mas, dias antes, algo muito triste tinha acontecido: o falecimento de  Chespirito, criador e intérprete do Chaves e do Chapolin. Isso causou uma comoção mundial e o Brasil foi um dos países onde a repercussão foi maior, muita gente chorou. Vivar homenageou Chespirito durante o evento. E também fez mais uma homenagem para ele no Domingo Legal

 

 

 

2015

Florinda Meza no Programa do Ratinho
           
         Como já comentamos, o falecimento de Roberto Bolaños (conhecido como Chespirito) em novembro de 2014 causou uma comoção muito grande, em especial no Brasil. Várias homenagens para o eterno Chaves aconteceram e o assunto foi muito comentado durante meses. No início de 2015, muitos ainda estavam tristes com o que tinha acontecido. Foi nesse clima que o SBT convidou a esposa de Roberto, a atriz Florinda Meza, que interpretou a Dona Florinda e a Pópis, para dar uma entrevista sobre o marido dela no Programa do Ratinho. Assim, em fevereiro de 2015, Florinda veio pela primeira vez ao Brasil.





         No dia 25 de fevereiro de 2015, Florinda Meza deu a sua emocionante entrevista sobre Roberto Bolaños no Programa do Ratinho. A entrevista foi feita ao vivo e, durante o programa, a atriz conheceu a sua dubladora no Brasil, Marta Volpiani. Florinda também mostrou itens raros dos seriados. Foi a primeira entrevista de Florinda para um programa de TV após a morte de Chespirito. 
 

         
         Antes de voltar ao México, Florinda ainda concedeu uma entrevista para Celso Portiolli, que foi ao ar no Domingo Legal.
 
 

          Meses depois, em setembro, Carlos Villagrán esteve em São Paulo. Mas desta vez, não foi para shows. O ator passou uma semana de férias na cidade. Além disso, visitou o mural em homenagem aos personagens de Chaves na Avenida Guarapiranga. A obra foi feita pelo artista plástico Paulo Terra e sua equipe.


Carlos Villagrán e sua esposa Rebeca Palacios visitam mural de Chaves em São Paulo
           

Em outubro, Edgar Vivar esteve novamente aqui. Desta vez, ele veio para lançar, em São Paulo, o "Desafio do Chaves", aplicativo educacional da Televisa.


O ator também visitou a réplica da vila do Chaves no Shopping de Suzano. Os fãs presentes foram ao delírio.


Além disso, Edgar realizou um show em Campinas.



 
      
2016
 
Cartaz anuncia: Paty pela primeira vez no Brasil

                 

             Em 2016, Carlos Villagrán visitou novamente o Brasil. Sendo que, durante o ano, ele veio ao país três vezes. Primeiro, em janeiro, ele esteve no Rio de Janeiro participando de um evento, o Expo Geek. O dublador Nelson Machado também esteve presente.
 
 
 
Pouco depois, Villagrán assinou o contrato para trabalhar no filme Como se Tornar o Pior Aluno da Escola, ao lado do apresentador e comediante Danilo Gentili. Em agosto, o ator mexicano veio de novo ao país para as gravações do filme.
 
 
 
 
E em dezembro, Villagrán veio ao país para participar da Comic Con Experience, em São Paulo. Durante o evento, ele homenageou as vítimas do acidente com o avião do time da Chapecoense, uma tragédia que deixou o mundo inteiro de luto. Antes de ir embora, Villagrán ainda deu uma entrevista para Fábio Porchat no Programa do Porchat, na Record.
 
 
 
 
A grande turnê de Edgar Vivar no Brasil
                 

             Em abril do mesmo ano, Edgar Vivar realizou mais uma turnê no Brasil. Mas, desta vez, foi uma turnê gigantesca, passando por nove estados e 19 cidades do país - e esse número seria maior, porque o ator também iria fazer um show em Salvador, mas o mesmo acabou sendo cancelado. Edgar apresentou o seu espetáculo "Uma Noite com o Senhor Barriga" em Sorocaba, Salto, Americana, São Paulo, Campinas, Jundiaí, Santo André, Rio de Janeiro, Niterói, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Curitiba, Palmas, São José dos Campos e Porto Alegre. A grande maioria das cidades recebeu o ator pela primeira vez. Durante a passagem de Edgar por São Paulo, um susto: o ator sofreu uma queda enquanto caminhava pelas ruas, mas felizmente não foi nada sério. Em seu espetáculo, Edgar falou sobre o seriado Chaves, homenageou seus companheiros de elenco, cantou músicas e tirou fotos com os fãs. Os shows no Rio de Janeiro e em Niterói tiveram a participação do dublador Gustavo Berriel.  


 


   
E em maio, pela primeira vez, Ana Lillian de la Macorra, a intérprete da Paty, visitou o país! Ela participou da "4FunFest", em São Paulo. Edgar Vivar veio de novo ao Brasil para participar da apresentação de Ana. E a dubladora Cecília Lemes também esteve na apresentação. Antes de voltar ao México, Ana também participou de um evento de anime em Curitiba.
 
 
 
 
2017
 

E neste ano de 2017, já tivemos até o momento a visita de dois atores ao Brasil. Primeiro, Carlos Villagrán veio em abril para participar da CCXP Tour Nordeste, em Recife. No evento, ele tirou fotos com os fãs, concedeu autógrafos e apresentou um painel como Kiko para centenas de pessoas.
 
 
E entre os dias 28 de abril e 7 de maio, Edgar Vivar fez mais uma turnê no país, com o espetáculo "O Show do Senhor Barriga". Os shows aconteceram em Goiânia, Brasília, São José dos Campos, Londrina e São Paulo. Também iria acontecer um show em Curitiba, mas ele acabou sendo cancelado - o motivo, pelo que vi na internet, teria sido a baixa venda de ingressos. O show de Edgar contou com a participação do dublador Gustavo Berriel. E, durante a turnê, o eterno Senhor Barriga deu mais uma entrevista no The Noite com Danilo Gentili. 
 
 
 


               
Espero que os atores de Chaves continuem vindo ao Brasil, porque vê-los aqui é sempre um momento especial.

 

Vocês estiveram em algum show dos atores? Se sim, qual foi e como foi? Deixem nos comentários. Sem dúvida, ver de perto, aqui no Brasil, os atores de Chaves é um momento mágico!

 
P.S: Excepcionalmente desta vez, não teremos a seção "Notícias CH", já que o Meio CH não está tendo novidades.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário